A criança quando inicia a educação pré-escolar já sabe muitas coisas sobre o “mundo”, porque se enraíza na sua curiosidade natural um desejo de saber e compreender o porquê. Esta curiosidade é fomentada e alargada na educação pré-escolar através das oportunidades de contacto com novas situações e ocasiões de descoberta e de exploração do mundo.

Nesta área é inevitável a abordagem às ciências, desde geografia, geologia, a física, meteorologia ou até mesmo história. A criança constrói ideias prévias sobre as relações com os outros: sobre o mundo natural e construído pelo homem; sobre como se usam e manipulam os objectos (desenvolvimento do ser humano no mundo). A sensibilização às ciências deve partir dos interesses da criança, do seu desejo de saber mais: interrogação sobre a realidade, colocar problemas e procurar soluções (base do Método Científico).

O que se pretende é que as crianças absorvam nesta fase a capacidade de observar, o desejo de experimentar, a curiosidade de saber e a atitude crítica.

 

(Texto elaborado a partir das Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, 1997 - Ministério da Educação)

publicado por pequeninosdodeu-la-deu às 09:16