O grupo 1 da EB1/JI de Mazedo recebeu a visita de uma mãe que é pasteleira.  

A mãe da Letícia S. é pasteleira. Ela veio à nossa sala ensinar-nos a formar brigadeiros e mostrar-nos como se decoram bolos.

Depois de termos posto as toucas que ela nos trouxe, chamou-nos e pusemo-nos ao redor da mesa para vermos melhor. Em cima da mesa estavam vários ingredientes para o nosso trabalho: manteiga, chocolate e pepitas às cores; azuis, castanhas e cor-de-rosa e também um bolo grande de chocolate para nós decorarmos.  

Começamos por fazer os brigadeiros. Pusemos manteiga nas mãos e esfregamos uma mão na outra para ficarem as duas bem untadas. Com uns bocadinhos da massa de chocolate que nos deu, fizemos bolinhas e passamo-las pelas pepitas às cores. Por fim colocamo-las dentro das forminhas de papel. Os brigadeiros ficaram bonitos e coloridos. Depois dos brigadeiros maravilhosos foi o bolo.

O bolo de chocolate que estava em cima da mesa, e que feito de casa, foi cortado ao meio.  

 

Numa garrafa estava um preparado de água, açúcar e casca de laranja e com esta mistura molhou as duas metades do bolo. Em seguida deitou o leite condensado cozido e espalhou-o. Por cima pôs a outra metade do bolo. Depois, numa tigela pôs chantilly com umas gotinhas de corante alimentar verde e mexeu tudo com a batedeira.  Este chantilly foi metido dentro de um saco de pasteleiro e começou a espalhá-lo por cima do bolo. Nós também colaboramos.  Terminada essa parte moldamos com forminhas de plástico anjinhos, estrelas e corações com uma massa que já trazia preparada de casa e decoramos o bolo. Como tinham sobrado pepitas dos brigadeiros também as pusemos no bolo. Ficou uma beleza…!

No fim fizemos uma grande festa, comemos brigadeiros e bolo de chocolate, estava tudo uma delícia e nós estávamos muito contentes.  

 

Adoramos a visita da mãe da Letícia e tudo que ela nos ensinou, aprendemos muitas coisas deliciosas.

 

Obrigado à mãe da Letícia!

publicado por pequeninosdodeu-la-deu às 09:06