No dia 22 de Março de 2011 os meninos do Jardim de Infância do Centro Escolar José Pinheiro Gonçalves de Monção, dos grupos 3, 4 e 5 foram visitar o jornal “ A TERRA MINHOTA” para aprender o que era a profissão de jornalista. Foi a D. Cidália, que é jornalista, quem nos explicou como se fazem os jornais. Ela escreve as notícias e tira fotografias. Na “Terra Minhota” vimos jornais antigos, uns estavam nas prateleiras com datas, outros estavam dentro de um livro grande que tinha 62 anos, outros estavam num monte para reciclar porque a Terra Minhota é amiga do ambiente.

Havia também um monte de rolos de papel higiénico que nós trouxemos para o Jardim para reutilizar e trouxemos jornais velhos para reutilizar e reciclar.

Aprendemos que o papel com que se faz o jornal vem das árvores. Os jornais antigos têm uma cor amarela, tinham oito páginas muito ásperas, só tinham palavras e não tinham fotografias Só a primeira e a última página é que tinham palavras com a cor vermelha. Os jornais novos são mais macios, têm 40 páginas, fotografias a cores e a preto e branco.

O jornal “ A Terra Minhota” sai no dia 1 e dia 15 de cada mês. Vai para o Minho e para países como: Luxemburgo, Moçambique, Brasil, Alemanha, Dinamarca, Austrália, Canadá, África do Sul, Estados Unidos da América, Venezuela, França, Andorra, Argentina, Espanha e Portugal.

Os jornais que vão para outros países vão em sacos plásticos para não se estragarem. Dentro do saco plástico vai um papel com a morada e o nome do senhor ou senhora que o vai receber. Os jornais são transportados por barco, comboio, camião e avião.

Vimos também o jornal no computador, as fotografias do carnaval, o título do jornal e o título das notícias. Depois de o jornal estar feito no computador, guarda-se numa pen e vão imprimi-lo a Espanha à cidade de Vigo.

Obrigada Cidália por nos ter ensinado tantas coisas!

 

  DSCF0178.JPG

publicado por pequeninosdodeu-la-deu às 09:04