Agora que já aprendemos a separar o lixo fomos à Valorminho ver o que acontece ao lixo que pomos nos ecopontos.

Então é assim:

Vem o camião da Valorminho e leva o lixo de um dos ecopontos. Não pode misturar no mesmo camião o lixo dos diferentes ecopontos. Carrega o azul numa vez, o amarelo noutra e o verde noutra.

Depois ao chegar à Valorminho, na entrada pára em cima de uma balança grande para pesar o lixo. A seguir vai para uma “ fábrica” que tem um tapete rolante para o lixo ser separado. Estão lá pessoas com máscaras, luvas e fatos macaco que separam o papel do cartão, os metais dos plásticos e mesmo estes são separados (garrafas, pacotes de sumo, sacos…)

Despejam para uma máquina que aperta o lixo e faz fardos quadrados que são apertados com arames. Depois são levados para outras fábricas para reciclar.

A Valorminho também vai buscar o lixo dos contentores e põe-no num buraco que tem um plástico preto grosso no fundo (Aterro). Os camiões à saída têm que lavar os pneus para não trazerem micróbios.

Esse lixo fica podre, cheira mal e deita água. O que cheira mal (gás) vai para uma fábrica que faz luz e a água vai para um tanque para ser lavada por uns bichinhos. Também vimos o cento de saúde desses bichinhos, é lá que vêem se estão doentes e tratam deles.

Aprendemos muita coisa, afinal se pusermos o lixo nos locais adequados podemos ajudar muito a natureza.

 
publicado por pequeninosdodeu-la-deu às 09:00